Alta fantasia versus fantasia medieval: um guia de 2023

Lucas “Havoc” Suzigan
6 min readSep 7, 2023

Publicado originalmente por Jenna S

Se você está curioso para saber a diferença entre alta fantasia e fantasia medieval, você veio ao post certo!

O gênero de fantasia é muito amplo e abrange muitos subgêneros diferentes.

Saber a diferença entre esses subgêneros pode ajudar os leitores a identificar o que gostam e o que não gostam dentro do gênero.

Dividir o gênero em categorias menores é algo que vem acontecendo desde a criação do gênero fantasia. Parece que há cada vez mais subgêneros aos quais devemos estar atentos o tempo todo. Se você já teve problemas para escolher sua próxima leitura, uma melhor compreensão de alguns dos subgêneros de fantasia deve ajudar.

Cada subgênero de fantasia possui seu próprio conjunto de qualidades que o diferenciam de outros subgêneros. Alguns gêneros possuem apenas um pequeno elemento de magia. Outros têm elementos sombrios, como vampiros, que os fazem cair em uma categoria específica de fantasia. Qualquer que seja o subgênero em que o livro de fantasia que você está lendo se enquadra, você sabe que a magia terá um elemento-chave no andamento da história.

Alguns dos subgêneros de fantasia mais populares são a fantasia medieval e a alta fantasia. E essas categorias têm algumas semelhanças. No entanto, eles também têm algumas diferenças distintas. A alta fantasia não precisa ser fantasia medieval, mas a fantasia medieval costuma ser alta fantasia. Se isso é um pouco confuso, não se preocupe. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre alta fantasia e fantasia medieval.

O que é Alta Fantasia?

A alta fantasia ocorre no “mundo secundário”. Em outras palavras, o cenário é completamente fictício. O mundo secundário pode ter semelhanças com o nosso mundo, o “mundo primário”, mas na verdade não existe. O autor de um romance de alta fantasia criou um mundo inteiramente seu.

Acontecer no mundo secundário significa que os personagens do romance não precisam seguir as regras do nosso mundo. A gravidade pode não existir, por exemplo. Ou talvez os animais possam falar com os humanos. As regras do mundo primário não existem necessariamente no mundo secundário. Em contraste, o mundo primário geralmente segue as regras que conhecemos na nossa vida quotidiana.

Outro aspecto fundamental da alta fantasia é o senso de aventura. A alta fantasia às vezes também é chamada de fantasia épica. E na fantasia épica, os personagens geralmente partem em uma jornada ou jornada épica para encontrar algo ou derrotar o mal. Às vezes, também são histórias de amadurecimento. Esses tipos de histórias provavelmente são muito familiares para você, pois são alguns dos tipos mais populares de fantasia.

A alta fantasia depende em grande parte de elementos mágicos e sobrenaturais para progredir na história. A magia é um elemento extremamente importante para um romance de alta fantasia. Na verdade, se a magia existe em uma história, mas não é uma parte fundamental da história, provavelmente não se trata de alta fantasia. A alta fantasia também quase sempre inclui personagens não humanos. Elfos, dragões e Hobbits são ótimos exemplos de personagens fictícios não humanos que são partes essenciais da alta fantasia.

Exemplos de Alta Fantasia

A alta fantasia é um gênero incrivelmente popular. Existem inúmeros exemplos de romances de alta fantasia no mundo. Alguns dos romances de fantasia mais populares são de alta fantasia e são definitivamente aqueles dos quais você já ouviu falar e leu.

Claro, um dos romances de alta fantasia mais populares de todos os tempos é a série O Senhor dos Anéis. Os fãs de fantasia estão familiarizados com esta série de romances e suas histórias clássicas de alta fantasia. Esta série é um exemplo perfeito de alta fantasia porque a premissa principal é uma jornada ou missão épica. Os personagens são em sua maioria não humanos e muitos deles são criaturas míticas. Elfos, Hobbits e Orcs estão na vanguarda dessas histórias. A jornada acontece em um mundo fictício com toneladas de conhecimento tecendo a estrutura do universo. Ele verifica todas as caixas da alta fantasia clássica.

No entanto, O Senhor dos Anéis também é frequentemente considerado uma fantasia medieval, o que o torna um pouco complicado de definir. Como afirmado acima, possui todos os elementos da alta fantasia. Como você lerá abaixo, ele também mantém muitos dos elementos-chave de ser uma fantasia medieval.

Alguns outros exemplos populares de alta fantasia são Crônicas de Gelo e Fogo (você deve conhecê-la como A Game of Thrones) e The Stormlight Archives.

O que é fantasia medieval?

A fantasia medieval pode ser de baixa fantasia, mas é muito mais comum que seja de alta fantasia. A fantasia medieval ocorre na Idade Média, aproximadamente entre os séculos V e X. Abrange tudo o que você pode pensar quando pensa na “Idade Média”. Isso inclui cavaleiros e reis, bem como criaturas míticas populares nessa época, como dragões.

A fantasia medieval geralmente inclui monarcas, guerras e um sistema de classes distinto. Também acontece frequentemente num ambiente semelhante ao da Europa, mas nem sempre. A fantasia medieval pode ocorrer em um local real ou fictício, o que significa que pode ser de alta ou baixa fantasia. Independentemente de o cenário ser real ou não, quase sempre se passa num local semelhante à Europa Medieval.

Um dos aspectos mais importantes da fantasia medieval é a falta de tecnologia. Algo que torna a fantasia medieval tão popular é o fato de estar muito longe do nosso mundo. Não existem telefones celulares, nem carros, nem armas de fogo, nem tecnologia como pensamos hoje. A falta dessas coisas pode tornar essas histórias mais românticas, mágicas e, em última análise, atraentes.

Um sistema de justiça subdesenvolvido é outro aspecto importante da fantasia medieval. Em muitos romances de fantasia medievais, os personagens podem simplesmente matar seus inimigos sem qualquer repercussão. Isso não só torna a história mais interessante, mas também dá ao autor muita liberdade nas aventuras de seus personagens.

Exemplos de Fantasia Medieval

Existem muitos exemplos de fantasia medieval que são incrivelmente populares. Alguns deles incluem a série Eragon e Assassin’s Apprentice. Por causa de seu mundo ficcional e da forte dependência da magia, ambos os romances também são de alta fantasia.

O que torna essas histórias uma fantasia medieval, além de alta fantasia, é o fato de que elas acontecem na Idade Média. Elementos medievais típicos são salpicados por toda parte, como cavaleiros, reis e um sistema de classes proeminente. Qualquer um desses livros é uma ótima escolha se você quiser ler alguma fantasia medieval.

Qual escolher

A fantasia medieval é um dos primeiros gêneros de fantasia que aprendemos quando crianças. Muitos dos contos de fadas clássicos que conhecemos e amamos se passam na época medieval. Aprendemos sobre sereias, elfos e dragões quando crianças, por isso tendemos a gravitar em torno desses tópicos à medida que envelhecemos. Eles são familiares e confortáveis.

Os tempos medievais estão repletos de magia negra, feitiçaria e demônios. Religião e magia andavam de mãos dadas durante esses tempos. Muitos autores modernos de fantasia medieval ainda usam temas e ideias religiosas para contar suas histórias.

A fantasia medieval e a alta fantasia têm algumas semelhanças. No entanto, eles também têm muitas diferenças a serem observadas. Fantasia medieval é o gênero que você vai querer escolher se estiver procurando um romance que o leve de volta no tempo. É um gênero que parece ter alguma relação com a nossa própria história, mas ainda possui elementos fantásticos. A fantasia medieval fará com que você aprenda sobre monarcas e cavaleiros e o levará a uma viagem a uma época diferente.

Alta fantasia é onde você vai querer procurar se estiver em busca de uma grande aventura.

Se embarcar em uma jornada épica para derrotar o mal e viajar pelo mundo é algo sobre o qual você está interessado em ler, alta fantasia é provavelmente o gênero para você.

No entanto, como mencionei, muitos romances de fantasia medievais também são considerados de alta fantasia devido à sua natureza fantástica. A fantasia medieval geralmente inclui uma jornada épica, algo que é uma marca registrada da alta fantasia. Independentemente disso, saber a diferença entre esses dois gêneros pode ajudá-lo a decidir qual livro escolher em seguida.

Alta Fantasia versus Fantasia Medieval: conclusão

Espero que este artigo tenha esclarecido a diferença entre esses dois subgêneros de fantasia!

E se você quiser ler mais sobre as diferenças entre os subgêneros de fantasia, confira alguns dos outros posts desta série!

Fantasia Baixa vs Alta [tradução aqui]

Fantasia Alta vs Sombria [tradução aqui]

Por último, sinta-se à vontade para me enviar uma mensagem abaixo se tiver dúvidas sobre este ou outro tópico relacionado à fantasia!

--

--

Lucas “Havoc” Suzigan

Escritor, historiador, RPGista. Sonhador na essência e antifascista por opção.