Alta fantasia vs fantasia sombria: qual é a diferença? [Edição de 2023]

Lucas “Havoc” Suzigan
6 min readSep 7, 2023

Publicado originalmente por Jenna S

Se você está curioso para saber a diferença entre alta fantasia e fantasia sombria, você veio ao post certo!

Antes de mergulhar nesta comparação específica, vamos discutir brevemente os subgêneros de fantasia.

Se você é fã do gênero fantasia, provavelmente sabe que existem vários subgêneros diferentes dentro do guarda-chuva da “fantasia”.

Na verdade, são tantos que pode ser difícil distinguir entre todos esses subgêneros.

E embora o subgênero de uma obra não seja de grande importância, é algo a se considerar.

Por que?

Descobrir qual subgênero você prefere pode simplificar o processo de seleção do livro.

Na verdade, restringir seus interesses no gênero fantasia é algo que acho que todo amante da fantasia deveria considerar fazer.

E um dos maiores subgêneros do gênero fantasia é a alta fantasia.

A fantasia sombria, no entanto, é um pouco menos popular.

Independentemente disso, esses dois subgêneros têm semelhanças, diferenças e características distintivas que discutirei neste post.

Alta Fantasia

Alta fantasia é um amplo subgênero de fantasia que abrange muitos dos livros mais populares do gênero. Embora possa haver aspectos de uma alta fantasia que refletem a vida real, a maior parte da história depende de magia, criaturas e elementos fictícios e um mundo fictício diferente do nosso para levar a história adiante.

Essas características contrastam fortemente com outro gênero de fantasia, a baixa fantasia.

E se você está curioso sobre essa comparação, confira meu post de baixa fantasia versus alta fantasia [tradução aqui].

A alta fantasia também é chamada de “fantasia épica”. Se os personagens do romance estão em uma missão ou algum tipo de jornada épica onde a magia desempenha um papel fundamental, esse romance é provavelmente considerado de alta fantasia. Você provavelmente pode citar alguns romances de alta fantasia que consistem em missões épicas (como O Senhor dos Anéis). Esses tendem a ser romances muito populares.

Outro aspecto importante da alta fantasia é a quantidade de conhecimento que é importante para a história. A alta fantasia exige que o leitor esteja familiarizado com a tradição do universo em que a história se passa. Talvez você precise ter algum conhecimento sobre elfos ou guerras anteriores que ocorreram antes da primeira página do romance. Na maioria dos casos, o autor dará ao leitor tudo o que ele precisa saber em termos de conhecimento, embora nem tudo seja apresentado em termos simples.

Romances de alta fantasia seguem seu próprio conjunto de regras. Eles não precisam aderir às leis do nosso universo. Isso não significa que eles não possam aderir às nossas leis, apenas não estão vinculados a elas. Como a alta fantasia acontece em um mundo secundário, o autor é livre para criar suas próprias leis e regras que deseja que seus personagens sigam. As regras que existem na alta fantasia podem não existir para nós, mas tendem a ser consistentes. O que é verdade no romance um dia ainda é verdade no dia seguinte.

Fantasia Sombria

A fantasia sombria é um subconjunto muito menor de fantasia que muitas pessoas talvez nem conheçam. Este subgênero inclui todos os aspectos típicos de um romance de fantasia, mas também inclui elementos de horror e medo. Romances de fantasia sombria geralmente são um tanto assustadores e sombrios também.

A fantasia sombria não está vinculada nem ao mundo primário nem ao mundo secundário. Em outras palavras, a fantasia sombria também pode ser de baixa fantasia, mas só pode ter elementos de alta fantasia, uma vez que carece de muitos recursos de alta fantasia por natureza. A fantasia sombria difere do gênero de horror porque ainda depende de elementos mágicos para levar a história adiante. Um romance de horror pode ser sobre um serial killer, mas uma fantasia sombria seria sobre um serial killer que também é um lobisomem.

O que torna a fantasia sombria nem sempre é fácil de articular, mas normalmente você conhece uma quando lê uma. Os elementos mágicos permitirão que você saiba que se trata de uma fantasia, enquanto o tom mais sombrio do romance normalmente indica que se trata de uma fantasia sombria.

Esse tom mais sombrio pode se manifestar de diversas maneiras. Por exemplo, uma fantasia sombria pode não ter um final infeliz. Além disso, nesses romances o bem não vence necessariamente sempre. E o personagem principal pode ser alguém que faz escolhas erradas, ou pode até ser um personagem maligno. Frequentemente, não existe nenhum “herói” na fantasia sombria. Os personagens principais nem sempre são as pessoas mais inteligentes ou espertas. Frequentemente, eles são mais mundanos do que os personagens típicos de fantasia.

A principal coisa a procurar em uma fantasia sombria é uma sensação de medo.

Exemplos de Alta Fantasia

Como mencionei, a alta fantasia é um subgênero de fantasia incrivelmente popular, então você já deve estar familiarizado com os romances que se enquadram nesse gênero. Romances como O Senhor dos Anéis e Game of Thrones são clássicos de alta fantasia. Esses romances têm missões épicas, elementos fantásticos e se passam em terras fictícias diferentes da nossa. Essas terras fictícias têm seus próprios conjuntos de regras. Eles também têm personagens não humanos, muitos dos quais não são criaturas reais.

Embora os romances listados acima possam ter momentos de suspense e assustadores, a atmosfera geral desses romances não é assustadora. Esses romances não são considerados fantasia sombria porque o aspecto mais importante é a magia, não o medo, e há uma sensação de triunfo do bem sobre o mal.

Exemplos de Fantasia Sombria

Também como mencionei acima, a fantasia sombria é um subgênero de fantasia menos conhecido, com menos exemplos a considerar do que a alta fantasia.

Dito isto, um dos escritores de fantasia sombria mais populares é Stephen King, com seu romance Gunslinger sendo um grande exemplo de fantasia sombria. Se você leu algum dos romances de King, conhece a vibe que seus livros têm. Eles são sombrios e misteriosos, e muitas vezes têm personagens que estão em uma área cinzenta, não sendo claramente bons ou maus. Os romances de King geralmente incluem um elemento de magia ou sobrenatural, o que os torna fantasia. Eles são tipicamente mais de fantasia obscura.

Como afirmado anteriormente, a principal coisa a procurar em uma fantasia sombria é um elemento de medo ou horror e a falta de uma luta clara entre o bem e o mal. Se o autor cria cenas aterrorizantes e cheias de suspense em seu livro, você provavelmente está lendo uma fantasia sombria. Os elementos mágicos de uma fantasia sombria podem ou não ocorrer no mundo real, mas isso não tem grande importância na fantasia sombria.

Alta Fantasia versus Fantasia Sombria: como escolher

Fantasia sombria e alta fantasia são gêneros definitivamente importantes dentro do guarda-chuva da fantasia. Embora esses dois gêneros possam ter algumas semelhanças, eles também são bastante diferentes e distintos um do outro. A fantasia sombria joga com o medo e os elementos sombrios de uma história. A alta fantasia se concentra mais na magia e nas aventuras que os personagens vivenciam.

Saber a diferença entre alta fantasia e fantasia sombria pode ser muito importante na hora de escolher um romance de fantasia para ler. Se você não é fã de livros sombrios e assustadores, com certeza vai querer ficar longe da fantasia sombria, a menos que queira dormir com as luzes acesas à noite. A fantasia sombria é adequada para o leitor que deseja ficar na ponta da cadeira enquanto lê.

Se você gosta de sair numa aventura com os personagens do livro que está lendo, alta fantasia é provavelmente o gênero para você. Esses personagens podem ter falhas, mas geralmente são “bons” e geralmente muito simpáticos. Os temas e a atmosfera de um romance de alta fantasia são definitivamente mais leves do que a fantasia sombria. Você não deveria se preocupar em ter pesadelos com alta fantasia. Os elementos assustadores em uma alta fantasia são geralmente poucos e raros. Eles são muito mais domesticados do que a fantasia sombria.

Agora, da próxima vez que você decidir escolher um romance de fantasia, espero que saiba se prefere fantasia alta ou sombria. E esperamos que, com esse conhecimento, você possa tomar decisões informadas e encontrar seu novo romance favorito!

--

--

Lucas “Havoc” Suzigan

Escritor, historiador, RPGista. Sonhador na essência e antifascista por opção.